Você já ouviu falar em inteligência emocional? Pois saiba que, em linhas gerais, ela é uma competência que foi muito difundida por pesquisadores da neurociência e da psicologia positiva — como é o caso de Daniel Goleman, PhD e professor de Harvard responsável por difundir esse conceito pelo mundo.

Nessa perspectiva, e inteligência emocional caracteriza pessoas que são capazes de identificar tanto os próprios sentimentos quanto os das outras pessoas com clareza. Além disso, indivíduos com uma inteligência emocional bem desenvolvida sabem como direcionar suas emoções e seus sentimentos a favor dos próprios objetivos e metas.

Portanto, investir no desenvolvimento dessa competência pode trazer uma série de benefícios tanto para sua vida pessoal quanto profissional. A boa notícia é que uma das formas de fazer isso é por meio de um seminário de inteligência emocional.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, leia este artigo até o fim e descubra agora mesmo 8 motivos para participar de um evento desse!

1. Elimina as suas crenças limitantes

Crenças limitantes são falsos pensamentos sobre si mesmo que fazem com que seja mais difícil atingir suas metas. Elas aparecem em frases como: “Eu não consigo fazer isso”; “Acredito que alguém pode fazer melhor”; “Eu não sou capaz” etc. Dessa forma, elas limitam o seu potencial, uma vez que você deixa de perceber a sua capacidade real.

Um seminário de inteligência emocional pode ajudar a eliminar essas crenças limitantes na medida em que, nesse tipo de evento, você passa a conhecer melhor os seus próprios sentimentos e pensamentos. Com isso, torna-se capaz de identificar crenças que não refletem a sua real potencialidade.

2. Aumenta sua produtividade no trabalho

Quando você desenvolve sua inteligência emocional, melhora a produtividade no trabalho, assim como os seus resultados. Isso acontece porque, como mencionamos, essa competência permite que você direcione os seus sentimentos e suas emoções em prol dos seus objetivos. Dessa maneira, passa a ser viável lidar com as diversas atividades a serem realizadas com maior tranquilidade, atingindo as metas estipuladas e produzindo mais e melhor.

3. Auxilia a assumir novos desafios

Para atingir o sucesso e conquistar seus sonhos, é essencial que você assuma novos desafios ao longo do tempo. Porém, as pessoas nem sempre são capazes de cumprir essa tarefa, permanecendo na zona de conforto.

Com o desenvolvimento da sua inteligência emocional por meio de um seminário, você quebra esse ciclo e assume desafios com maior tranquilidade e confiança, pois passa a conhecer melhor suas emoções, seus sentimentos e suas capacidades.

Em vista disso, consegue saber quais desafios está pronto para assumir e entra em um ciclo de desenvolvimento constante, buscando objetivos e metas cada vez maiores.

4. Aperfeiçoa os seus relacionamentos interpessoais

Ao desenvolver sua inteligência emocional, você também é capaz de melhorar seus relacionamentos interpessoais como um todo. Você não só consegue entender as pessoas ao seu redor como também torna-se capaz de identificar feedback sobre as suas ações rapidamente. A partir disso, modifica o seu comportamento em prol de relações positivas.

Isso ajuda muito a sua vida pessoal, uma vez que a relação com amigos, família ou cônjuges melhora. Além disso, no ambiente de trabalho, você é capaz de evitar conflitos e, até mesmo, auxiliar os seus colegas a lidar com as emoções e os sentimentos deles de maneira mais positiva, melhorando o convívio como um todo.

5. Aumenta a sua automotivação

Para que você cumpra os seus objetivos, é preciso aprender a se motivar sem depender de fatores externos — o que é chamado de automotivação. A inteligência emocional pode ser uma grande aliada nesse aspecto. Ao descobrir a melhor forma de lidar com seus sentimentos e emoções, você é capaz de direcioná-los a favor dos seus sonhos e evita sentimentos negativos, como frustração e insegurança. Com isso, consegue se motivar em prol do que deseja, adquirindo resiliência e persistência.

6. Ajuda a lidar com situações adversas e obstáculos

Ao longo do tempo, é natural você ter que enfrentar uma série de frustrações e obstáculos. Você pode, inclusive, ter que lidar com situações nas quais falha ou comete erros. Porém, tudo isso faz parte da jornada em direção ao sucesso.

Com a inteligência emocional bem desenvolvida, fica mais fácil encarar esse tipo de situação com maior tranquilidade. Você consegue enxergar o obstáculo e, a partir dele, descobrir a melhor forma de contorná-lo para continuar o caminho rumo aos seus objetivos.

7. Aprimora o seu autoconhecimento

Conhecer-se e entender quem você é, o que deseja, qual o seu propósito e quais são os seus sentimentos e emoções em relação a cada aspecto da sua vida também é importante para a jornada rumo ao sucesso — seja ele pessoal ou profissional.

Um seminário de inteligência emocional pode ajudar muito nessa esfera. Com esse tipo de capacitação, você consegue identificar melhor os seus sentimentos e, com isso, entender de onde eles vêm. Assim, amplia o seu autoconhecimento e passa a viver uma vida mais coerente com o que realmente acredita.

8. Melhora a sua saúde mental

Estresse, ansiedade e depressão: todos eles já foram considerados como a doença do século. Porém, existem formas de enfrentar e preveni-las. Uma delas é o desenvolvimento da inteligência emocional. Com ela, você é capaz de lidar com suas emoções de forma positiva. Além disso, descobre o seu real potencial e passa a acreditar mais nas suas capacidades.

Diante de situações estressantes — como prazos curtos ou pressões no ambiente de trabalho —, você passa a conseguir contornar emoções negativas e a se dedicar às suas atividades com menos desgaste mental. Com isso, evita todos esses problemas, melhorando a sua qualidade de vida como um todo.

Portanto, desenvolver essa competência pode ser muito importante para vários aspectos da sua vida. Uma das formas de realizar isso é investir em um seminário de inteligência emocional, no qual você vai aprender técnicas e metodologias para desenvolver as suas potencialidades.

Ficou com vontade de investir nessa competência? Entre em contato com a Polozi Coaching agora mesmo e descubra as opções que temos para você!