Você sabe como o coaching pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional? Não? Então, chegou o momento de descobrir. Nas próximas linhas, explicaremos mais sobre o processo, seus objetivos, métodos, como os especialistas atuam, os benefícios proporcionados e a diferença entre a priorização da carreira ou de aspectos individuais durante as sessões.

Esperamos que você esclareça todas as suas dúvidas e descubra que vale a pena investir em você mesmo. Uma das premissas do coaching é que as crenças limitantes e os medos podem ser substituídos pelo desenvolvimento de habilidades que o colocarão no caminho certo para a realização de seus sonhos. Boa leitura!

Qual é a função do coaching no processo de desenvolvimento pessoal e profissional?

Na atualidade, o coaching é considerado o melhor recurso para o desenvolvimento humano, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. O processo é buscado por profissionais variados e por pessoas com os mais diferentes perfis.

Basta ter um objetivo em mente — ou estar disposto a descobri-lo — e querer apoio para alcançá-lo. O método, geralmente, acontece em um curto espaço de tempo, de maneira sustentável e definitiva. Isso é possível porque ele utiliza uma abordagem completa, que inclui diferentes ciências e ferramentas, utilizada para que o cliente (coachee) consiga desenvolver habilidades fundamentais para o progresso.

A finalidade é o sucesso, o qual é compreendido como um estado de harmonia entre todas as esferas que compõem a vida de uma pessoa, integrando o desenvolvimento na carreira e o individual. Afinal, ser bem-sucedido em determinada área contribui para o êxito em outra.

Como é a atuação dos especialistas em coaching?

O trabalho dos especialistas em coaching (coach e empresas) consiste em ajudar as pessoas a sair de seu estado atual para chegar ao estado desejado. Durante o processo, o medo, a insegurança e qualquer outro comportamento limitante que impede o sucesso são substituídos por hábitos eficientes, capazes de fazer com que determinado objetivo seja atingido.

Uma das palavras-chave do método é o autoconhecimento. Quando entramos em contato com toda a nossa bagagem de habilidades e competências, incluindo as emocionais, podemos explorar qualidades e corrigir os pontos de melhoria para prosseguirmos rumo ao lugar que desejamos, usando todo o potencial que reunimos.

Com atividades instrutivas, o cliente é convidado a identificar e percorrer o caminho correto que leva à conclusão de suas demandas. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode se beneficiar com o coaching. Apenas é necessário identificar qual área da vida precisa ser trabalhada e desejar romper com o círculo vicioso que impede a progressão.

O trabalho se dá por meio de sessões em que o coachee é convidado a repensar comportamentos, focando exclusivamente no futuro. Essa autoanálise consegue transformar a vida do cliente porque uma pessoa somente é capaz de modificar aquilo que ela entende como nocivo. Ao reproduzirmos ações no dia a dia, de forma inconsciente, sem refletir sobre as consequências negativas delas, é impossível sairmos da inércia.

Ao investir no coaching, você conseguirá amadurecer metas e objetivos, praticar o autoconhecimento, identificar, desenvolver e explorar pontos fortes e de melhoria, além de estabelecer tarefas (indicadores) para medir o progresso e aplicar as correções que forem necessárias.

Qual é a diferença entre coaching de carreira e o coaching pessoal?

A esfera pessoal está intimamente ligada à profissional, uma vez que ambas fazem parte do ciclo natural da vida. A falta de equilíbrio entre esses dois polos gera desarmonia e conflitos. Quando entendemos o nosso papel no lugar em que trabalhamos, passamos a desempenhar as tarefas com satisfação, qualidade e eficácia. Dessa forma, o retorno financeiro é apenas uma consequência do empenho depreendido.

Ter esse entendimento e conciliar a carreira com os anseios pessoais significa caminhar no sentido da razão e também da emoção, unindo satisfação pessoal com realização profissional. Então, mesmo que priorize um ou outro lado, a finalidade do coaching é proporcionar o equilíbrio necessário para que as coisas fluam da forma esperada.

A seguir, detalharemos um pouco mais as abordagens do coaching de carreira e do coaching pessoal. Confira!

Coaching de carreira

O coaching de carreira é compreendido como o processo que dá suporte ao indivíduo no alcance de metas, objetivos e resultados profissionais. Com ele, a produtividade no trabalho é potencializada.

Uma lição que o coachee aprende logo nas primeiras sessões é que não existe limite para o aprimoramento profissional, desde que ele esteja ancorado em metas bem-estruturadas. Por meio de tarefas específicas e prazos definidos, a empresa ou o profissional especializado acompanha o cliente no desenvolvimento de habilidades cruciais para o alcance daquilo que foi planejado.

Ao iniciar o processo, você pode esperar a melhoria de suas competências técnicas, comportamentais e emocionais, melhorias na performance e crescimento do seu valor de mercado. Ainda podemos dizer que a tão sonhada promoção ficará mais próxima.

Se o seu caso for uma demanda específica, como dificuldade de relacionamento interpessoal (com o chefe ou colegas de trabalho) e estagnação, também será possível trabalhar essa questão a fundo e ampliar a reflexão para que você consiga crescer de forma completa.

Coaching pessoal

O coaching pessoal não ignora os aspectos profissionais, já que o sucesso na carreira também influencia na qualidade de vida de qualquer pessoa. No entanto, o foco aqui são as realizações pessoais do cliente. Colocar em prática uma iniciativa, melhorar os diversos tipos de relacionamento e descobrir a vocação estão incluídos nesse grupo de demandas.

O coaching convidará você para uma jornada de imersão para que a causa de seus medos e limitações seja identificada e, posteriormente, modificada. Somado a isso, o trabalho lhe possibilitará gerenciar conflitos de forma positiva pela empatia. Por meio da reflexão multifocal, somos estimulados a nos colocar no lugar dos outros e, assim, melhorar a relação com as pessoas que nos cercam.

Há também a melhoria na relação interpessoal provocada pela eficiência na comunicação, em que a habilidade de ouvir assume extrema importância. Por fim, o processo privilegia técnicas de liderança e de melhoria contínua. Não dá para ignorar todas essas vantagens, não é mesmo?

Entendeu como o coaching pode ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional? Quer saber mais sobre o tema e descobrir palestras e cursos que podem transformar a sua vida? Então, entre em contato conosco!