Falar em público é o grande pânico de muitas pessoas. De acordo com pesquisa publicada no jornal Sunday Times, o medo de falar em público é maior do que o medo de doenças, problemas financeiros, águas profundas, altura e, até mesmo, da morte.

Entretanto, é preciso ter consciência de que todos nós temos a habilidade de falar em público. Para se tornar um expert na oratória, não é preciso “nascer talentoso”, como a grande maioria acredita, já que o segredo está em algo muito mais fácil e simples: adquirir o hábito de praticar a oratória. 

Desenvolver essa habilidade é importante para aprimorar diversos aspectos da vida pessoal e para alcançar sucesso na carreira profissional. Afinal, conseguir se conectar com as pessoas em reuniões, eventos e treinamentos é fundamental para se destacar no ambiente de trabalho.

Se você busca saber mais sobre como perder o medo de falar em público e quer descobrir as principais vantagens em aprimorar a comunicação no trabalho, continue a leitura deste post e alcance resultados de sucesso!

Desenvolva a habilidade para crescer na carreira

Saber falar em público significa expor suas ideias de maneira clara, dominar o conteúdo abordado e transmitir a mensagem da melhor forma possível. Todavia, alguns profissionais esquecem que para conseguir um bom emprego ou subir na carreira corporativa é preciso ter muito mais do que domínio técnico e teórico.

Lembre-se de que nada adianta ter vários diplomas de graduação, especializações, mestrado e doutorado se você não consegue se comunicar de maneira eficiente.

Há alguns anos, a boa comunicação era pré-requisito somente para algumas profissões específicas, como atendentes, representantes comerciais, gestores etc. No entanto, com o crescimento da competitividade no mercado de trabalho e o alto nível de qualificação profissional, falar bem em público é sinônimo de oportunidade para qualquer ramo de atuação.

Assim, você até pode ingressar em um cargo cobiçado, porém, se não souber se comunicar de forma efetiva, as chances de ser demitido são grandes.

Por isso, é indicado que todo profissional aprimore a desenvoltura em apresentações orais, saiba usar expressões corporais de maneira eficiente e consiga se conectar com os demais por meio da fala. Dessa maneira, além de garantir estabilidade no trabalho, terá muito mais chances de ser promovido na empresa.

Treine a oratória

Independentemente do ramo de atuação e da habilidade almejada, toda competência deve ser estudada e trabalhada para que, assim, seja desenvolvida. A oratória não é diferente, visto que você deve enxergar as maiores dificuldades e trabalhar a fim de aperfeiçoá-las. É preciso treinar regularmente, dedicar-se ao máximo e ter persistência para chegar no auge do desempenho da competência.

Para conseguir uma boa oratória é preciso treinamento, foco e disciplina. Para isso, exercite-se diante do espelho, repita frase por frase a si mesmo até não sentir-se mais envergonhado. Afinal, para enfrentarmos uma plateia precisamos, primeiramente, enfrentar a nós mesmos. Seja o seu principal crítico, procure sempre analisar  seu discurso, aprenda a melhorar com seus erros e valorize cada acerto.

Tenha uma boa postura

Nosso corpo também fala, já que a linguagem corporal é ferramenta essencial para quem busca se aperfeiçoar na arte de falar em público. Primeiramente, certifique-se de que sua coluna está alinhada, a musculatura relaxada e seu corpo não está suando excessivamente — principalmente as mãos.

O mais indicado é evitar extremos: não fique em posição “de sentido”, como uma estátua. Em contrapartida, procure evitar movimentações bruscas e forçadas. O ideal é gesticular suavemente, fazendo com que os movimentos do seu corpo complementem a sua fala, e não o contrário.

Apostar no vestuário adequado à ocasião também é algo fundamental para melhorar a postura diante do público. Jamais use roupas apertadas, curtas demais, acessórios que produzam efeitos sonoros (muitas pulseiras, brincos, sapatos etc.) ou qualquer outro tipo de peça que desvie a atenção do público e deixe você desconfortável. Sua imagem é o principal cartão de visitas. Logo, capriche no marketing pessoal.

Procure agir naturalmente

Ser você mesmo é fundamental para que a fala seja espontânea e tenha credibilidade. Não tente interpretar um personagem durante momentos em público, pois as pessoas próximas à você saberão que o discurso não corresponde à realidade.

O segredo é investir nos seus pontos fortes e deixar que suas qualidades se tornem uma marca registrada em suas apresentações. Além de chamar a atenção positivamente, você se sentirá cada vez mais confortável em situações de grande público.

Use a mesma linguagem do público

É importante reconhecer quais as necessidades e limitações de cada plateia. Se você discursará em uma escola primária é essencial utilizar palavras mais simples e diretas, que todos consigam entender a mensagem corretamente. Se o público corresponde ao setor universitário, poderá utilizar termos mais técnicos e elaborados, por exemplo. Use sempre o bom senso para discernir quais são as melhores formas de abordagem.

Use recursos ao seu favor

Em ambientes corporativos é cada vez mais comum a utilização de ferramentas para auxiliar em apresentações públicas. Solte a imaginação e, sempre que necessário, faça uso de material multimídia como Datashow, apresentações em Power Point, retroprojetores, tablets, smartphones etc.

Entretanto, certifique-se de que esses recursos estarão disponíveis antes de preparar o material de apresentação para evitar possíveis imprevistos. A tecnologia deve ser utilizada ao nosso favor sempre que possível.

Peça feedbacks sobre o seu desempenho

Não tenha medo de ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre o seu discurso. Peça para que seus colegas de trabalho, amigos e familiares avaliem sua performance em público. Críticas construtivas são fundamentais para que possamos reconhecer nossas falhas e aprimorar as ações já desempenhadas.

Afinal, falar em público é um compilado de erros e acertos, de prática e persuasão. Cabe a você investir no aprimoramento dessa habilidade. Trabalhe sua confiança e autoestima para que suas experiências sejam enriquecedoras e produtivas. Assim, nunca recuse um convite para exercitar essa habilidade.

Agora que você sabe mais sobre a importância de falar em público para o desenvolvimento profissional, o que acha de nos seguir nas redes sociais? Estamos no Facebook e no YouTube. Por lá, você ficará por dentro de mais dicas importantes para seu crescimento pessoal e profissional.