A fórmula da longevidade e saúde plena todos conhecem: hábitos saudáveis, relacionados a uma alimentação balanceada, atividades físicas regulares e uma mente sã.

As vantagens da mudança de hábito são muitas, que vão desde alterações no humor, libido e qualidade de vida até o aumento na energia e capacidade de trabalho. Apesar disso, essa é uma tarefa difícil e, mesmo sabendo o que fazer, as pessoas não fazem, por preguiça, falta de motivação ou desleixo.

Neste artigo, você vai entender sobre a importância de manter hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e alcançar seus objetivos e, ainda, aprender como ter uma rotina adequada para isso. Confira!

Conheça os principais pontos de mudança

Esses pontos abrangem a rotina alimentar e de exercícios, tanto para o corpo quanto para a mente.

Alimentação

Durante a alimentação, por exemplo, nunca se sente em frente à televisão, pois seu cérebro pode deixar passar a informação dessa refeição. Além disso, tente mastigar os alimentos várias vezes antes de engolir, pois a digestão começa na boca e requer tempo até que a saciedade aconteça.

O consumo de alimentos deve incluir carnes magras, como aves e peixes, e ser variado, entre legumes, verduras e frutas (faça um prato bem colorido para garantir a quantidade adequada de nutrientes). Opte pela forma de cozimento sem óleo, priorizando alimentos crus, cozidos ao vapor e grelhados, para manter a concentração de nutrientes e a ação das fibras.

Além disso, para temperar os alimentos, evite o sal: privilegie alho, cebola, salsa, cebolinha e outras ervas. Já para as saladas, utilize azeite de oliva extravirgem e limão. Quando consumidos crus, sempre higienize bem as folhas. Confira outras dicas interessantes:

  • não exclua nenhuma refeição e respeite os horários estabelecidos (os intervalos não devem ultrapassar três horas);
  • evite excessos;
  • leia as embalagens dos alimentos para se certificar de suas composições;
  • consuma bastante água no intervalo das refeições (de 1,5 a 2 litros), jamais durante elas;
  • modere o consumo de bebidas alcoólicas e dê preferência ao vinho tinto;
  • evite açúcar refinado: prefira adoçar seus sucos e bebidas com Stevia ou Sucralose.

Exercícios físicos

A prática regular de exercícios, mesmo que sejam leves, ajuda em diversos aspectos da saúde do corpo: produz efeitos positivos no sistema cardiovascular, aumenta a oxigenação do sangue e reduz a tolerância ao estresse. 

Pratique atividades pelo menos três vezes por semana. Para aumentar o seu comprometimento, crie um gatilho cotidiano que obrigue você a incluí-lo em sua rotina: você pode ir à academia sempre após deixar seu filho na escola, por exemplo.

Algumas ações diárias ajudam a conquistar os benefícios da atividade sem precisar frequentar locais específicos para os exercícios, como subir escadas em vez de usar o elevador. E, ao perder um dia de exercício, não desanime, e, sim, recomece de onde parou.

Exercícios mentais

Dedicar tempo para atividades mentais é imprescindível para fechar esse conjunto de ações que compõem uma rotina de hábitos saudáveis. Para isso:

  • tenha um dia da semana só para você: anote as atividades que o fazem feliz e tente realizá-las;
  • mantenha relacionamentos saudáveis: saia com os amigos, assista a um filme com seu amor, conheça coisas novas etc.;
  • tente fazer uma viagem, mesmo que pequena, pelo menos uma vez por ano;
  • leia um livro;
  • mantenha relações interpessoais: visite seus familiares, por exemplo;
  • faça palavras cruzadas;
  • durma, pelo menos, 8 horas diárias.

Essas ações mantêm a mente sã para suportar todos os desafios do dia a dia. Mas, caso não se sinta preparado para fazer escolhas mais saudáveis para sua vida, não hesite em buscar ajuda profissional.

Comece os hábitos saudáveis aos poucos

Assumir hábitos saudáveis para transformar uma situação ou condição que incomoda não é uma tarefa fácil, e mudar toda a sua rotina de repente só vai surtir efeito na sua dificuldade de adaptação.

Por isso, comece aos poucos, pelas coisas mais importantes: na alimentação, por exemplo, inicie pela forma de preparo dos alimentos, com menos sal e óleo, e insira a salada nas refeições diárias. Com o passar do tempo, você pode reduzir a quantidade de carboidratos (a indicação é que seja entre 40% a 70% dos alimentos consumidos no dia).

Na rotina geral, tente dormir as 8 horas recomendadas e passe mais tempo com quem você gosta antes de planejar longas viagens, por exemplo, que dependem de outras condições e pessoas, e não somente da sua vontade.

É o tempo necessário para o corpo e sua mente absorver a nova condição e se acostumar com o novo estilo de vida. Não se esqueça de que o seu pensamento é a força que move você!

Busque pela regularidade

Atividades que não apresentam uma frequência constante não condicionam o corpo e a mente, reduzindo, assim, os benefícios que poderiam ser conquistados. Por isso é tão importante manter uma rotina fiel, com atividades e horários das principais refeições.

Quando sair da regularidade, retorne sem medo e não transforme esse deslize em uma desculpa para desanimar.

Tenha metas e objetivos bem definidos

Existem ferramentas extremamente eficazes no ambiente corporativo para definir metas e visualizar os principais objetivos de um negócio, que podem ser utilizadas sem medo para nossas vidas pessoais.

Uma delas é a Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), em que Strengths são as características que o fazem forte, Weaknesses suas fraquezas, Opportunities as oportunidades que podem surgir e Threats as ameaças, que inibem o auto desempenho para alcançar os objetivos.

Considere todas as variáveis que encaixam nesses requisitos, estipule pontuações máximas e mínimas para classificá-las, apure os resultados e, finalmente, avalie se esse objetivo é viável e importante para a sua vida.

Para estipular uma meta, utilize o método SMART (Specific, Mensurable, Attainable, Relevant, Timely): tenha em mente que as mudanças desejadas precisam ser específicas, mensuráveis, relevantes e alcançáveis em tempo hábil.

Registre suas conquistas

Não tem graça alcançar metas se não puder visualizar os resultados como troféus: tire fotos, compartilhe experiências, acompanhe toda sua evolução e saiba que muita gente torce por você! Somente por meio de registros (deve ser mensurável, se lembra?) é possível visualizar a sua evolução e se motivar ainda mais para alcançar novos objetivos.

Se a sua meta de hábitos saudáveis abrange perder 10 quilos, por exemplo, anote tudo o que foi feito, em um calendário, para alcançá-la: suas refeições, a frequência das atividades, consultas ao nutricionista, datas e pesos correspondentes etc.

Para adquirir hábitos saudáveis, é preciso ter inteligência emocional e priorizar o aprendizado adquirido com a mudança: procure entender o porquê de se alimentar daquela forma, dormir no escuro, tempo de atividade, pensamentos positivos e todas as novas atitudes assumidas em sua rotina.

Dessa forma, sem almejar apenas o resultado final, mas também privilegiando pequenas mudanças na rotina diária, é possível maior comprometimento e absorção dos resultados, além de ser uma excelente forma de evoluir e compartilhar boas experiências.

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